5 Motivos Valiosos para você ter um álbum de casamento
Você provavelmente já deve ter parado pra pensar "Será que eu preciso mesmo de um álbum pro meu casamento?", ou até mesmo "Hoje temos muita tecnologia, eu consigo ver as fotos no meu celular mesmo ou no computador, pra quê vou precisar de um álbum?". A alguns anos atrás, quanto não tínhamos tantas modernidades disponíveis, a principal maneira de guardar as recordações do grande dia era por um meio físico, seja pelo negativo, nas fotos reveladas ou em um Álbum. Mas agora na era digital temos tantas maneiras diferentes de ver as nossas fotos, como smartphones, tablets, televisões e aqueles porta-retratos digitais, que os álbuns um dia tão essenciais acabaram ficando em segundo plano chegando até o ponto de serem considerados apenas um peso no já tão apertado orçamento do casamento. E a gente entende perfeitamente!
Mas nós reunimos aqui 5 valiosos motivos pra você parar pra pensar e entender que na realidade o álbum é uma parte importantíssima do casamento e deve ser considerado um dos itens prioritários em seu orçamento. Não acredita? Então vamos lá:

#1 - Álbum é algo que dá vontade de ver várias e várias vezes
Lembra quando você era criança, e em ocasiões especiais com a família os pais tiravam do guarda-roupas aquela caixa cheia de pequenos álbuns com fotos das viagens de família, dos aniversários e das coisas mais triviais da nossa vida? Lembra como era gostosa aquela sensação de tirar a foto de dentro do plástico e ver mais de perto, de passar página por página e ir vendo a construção de uma história e mergulhar de cabeça nas memórias e lembranças que aquela foto trazia? E quem é que não tem um álbum de infância, que mostra toda a sua trajetória desde a barriga da mamãe até quando era criança?
Esses álbuns tinham algo especial, algo que nos faziam lembrar de momentos que não conseguimos só forçando a memória, nos faziam sentir novamente o gostinho daquela época, sentir o cheiro da praia, de todos os apuros que você aprontou naquela viagem com a família, do sabor do brigadeiro naquele aniversário e aí bate aquela nostalgia e vontade de passar por aquilo tudo de novo. E quando você chega ao final do álbum, dá aquela vontade de ver de novo, e de novo, de sentir tudo isso junto várias e várias vezes. Os álbuns tem esse poder de serem fáceis de guardar e manusear, e trazerem à tona todas as boas lembranças que importam pra gente.
#2 - O álbum preserva as nossas melhores memórias
Eu partilho de uma teoria que diz que as fotos servem pra contar a história de um acontecimento através do olhar de quem está fotografando. Porém em um casamento, os noivos (geralmente) não podem fotografar, e é aí que nós, os fotógrafos de casamento, entramos. Geralmente a visão do fotógrafo deve estar alinhada com a visão do casal, para que os gostos e a personalidade deles sejam expressados nas fotografias que são basicamente as únicas recordações físicas que ficarão desse grande dia, todo o restante ficará guardado em nossas memórias. E apesar da nossa memória ser algo complexo e incrível, nós somos bombardeados constantemente com tantas propagandas e "ruídos" que essas lembranças vão se esvaindo lentamente e fica cada vez mais difícil resgatá-las.
Um álbum preserva, de forma física, todos esses lindos momentos que não merecem serem esquecidos, com ele você lembrará de todos os detalhes e de mais alguns. E se estiver vendo o álbum com alguém do seu lado, a cada página surgirão histórias, gargalhadas e lembranças do tipo "Ah, você lembra do fulano de tal? Nessa hora ele tinha feito alguma trapalhada lá no casamento".
#3 - Álbuns são livros de história que passam de geração pra geração
Aposto que você ainda guarda aqueles velhos álbuns com fotografias da sua infância e da sua família. E por que não guardaria? Eles são o legado da sua família, uma história que começou a ser construída há muitos anos e que merece ser vista e revista incansáveis vezes, um legado que merece deve ser passado de geração em geração para que não se apague nunca. Assim como você provavelmente ficou encantada com as fotos do casamento dos seus pais, ou dos seus tios e um dia se imaginou vestida de branco, casando ao lado da pessoa que ama, o seus filhos e netos também merecem se encantar com as memórias do casamento dos seus pais e avós.
Biografias são partes muito importantes das nossas vidas, elas contém os detalhes e minúcias de quem nos somos, como foi a nossa vida e a nossa família. Hoje em dia nas nossas vidas corridas não temos mais tempo nem disposição pra escrever um diário, manter um blog ou até mesmo começar a escrever um livro sobre você mesmo. Nisso as suas fotografias se tornam a sua biografia, contando quem você é e mostrando a sua visão de mundo pras outras pessoas. E um álbum do seu casamento é um pedaço SUPER importante dessa biografia.
#4 - As tecnologias ainda vão mudar muito
O ser humano adora papel. Por mais que nós tenhamos uma TV ou um Smartphone à mão, sempre bate aquela vontade de pegar uma revista e folhear, ou ler um bom livro. Há certas coisas que a tecnologia pode tentar substituir mas não consegue pois uma tela não é igual a um papel. Nas telas nós não conseguimos apalpar, sentir detalhes e texturas e nem imaginar a sensação de que você está realmente sentindo o leve toque do vestido de noiva ao passar a mão sobre a foto. Fato é: as tecnologias ainda vão mudar, e muito.
Daqui a alguns anos provavelmente teremos algo muito mais sofisticado que o celular, computadores de mesa provavelmente sejam aposentados, televisões podem ser qualquer parede da sua casa. Ou seja, quanto tempo será que um DVD, ou um Pen Drive ainda sobreviverão? Será que para as lembranças do dia mais feliz da sua vida um Pen Drive basta? Qual é a chance de eu perder esses objetos, ou deles pararem de funcionar? Ou será que não seria mais legal ter uma outra forma de guardar esses momentos, que seja linda e montada com carinho e que esteja sempre à mão?
#5 - É um investimento que vale a pena
Essa frase pode até soar como um clichê, mas os álbuns não devem ser considerados um CUSTO, mas sim um INVESTIMENTO. Na nossa cabeça, custo está associado a algo negativo como se fosse um gasto que não nos dá muito retorno. Já um investimento é considerado algo bom, algo em que nós iremos empenhar um esforço e esse será recompensado de alguma maneira. Eu costumo sugerir que o álbum seja visto como um INVESTIMENTO, pois como falei acima, ele não será só um grande e caro peso de papel, mas sim parte importante da sua história. Além do mais, ele é algo que pode ser adquirido depois do casamento de forma que seja bem fácil e não fique pesado pra ninguém. Isso, aliado às diversas opções de tamanhos e acabamentos que estão disponíveis no mercado, tornam o álbum algo que demanda pouco esforço e te recompensará de muitas maneiras agradáveis e maravilhosas.
Espero que esses motivos tenham sido inspiradores pra você, noiva, e que a gente tenha plantado uma sementinha na sua cabeça para que você considere dar uma nova importância pra que essa parte super importante do seu casamento não passe em branco.. Conta pra gente o que você acha aí nos comentários, queremos muito saber a sua opinião!


Autor: Guilherme S. Pastre
Fotógrafo de Casamentos na Say Cheese Fotografia, Fotógrafo Infantil na Say Cheese Kids, e analista de TI por formação. Alucinado por tecnologia, design e marketing digital, apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo. Casado com uma mulher incrível e dono de um Pug muito bagunceiro.